terça-feira, 22 de julho de 2014

Salão garantido

Salão garantido
A Liberty Seguros criou a primeira apólice de seguros voltada exclusivamente às necessidades dos salões de beleza e dos cabeleireiros, com mais de 30 coberturas, inclusive danos às clientes. O porta-voz e superintendente da empresa Luiz Carlos Paladino conta tudo aqui.






Como a empresa detectou a necessidade desse tipo de apólice focada nos salões de beleza?

Desde 2008 nós temos a Liberty Seu Negócio, uma linha de seguros desenvolvida especialmente para médias e pequenas empresas, como lavanderias, pet shops e agora salões de beleza. Com a ascensão das classes C e D, esses serviços estão em alta e, embora não existam números exatos, sabemos que há um aumento considerável de negócios de beleza sendo abertos todos os dias no Brasil. Nosso foco é justamente atender essa clientela. Para atingir nosso objetivo, organizamos uma pesquisa com dez proprietários de salões, visando detectar suas necessidades. Descobrimos que a maior parte da sua demanda não é coberta pelos seguros normais.

A ideia é oferecer coberturas que não são negociadas usualmente?

Exatamente. Tudo começa com a cobertura obrigatória contra incêndio, raio, explosão e até queda de aeronaves. A partir daí, o segurado poderá adicionar qualquer uma das nossas outras 30 coberturas.

Qual será o custo?

A nossa ideia é atender a todos os tipos de salão – dos mais humildes aos de classe média e os de luxo. E o valor da apólice depende de vários fatores, como itens de segurança e número de coberturas. Para incentivar a adesão, damos descontos e parcelamos o total em até dez vezes. O preço médio é de R$ 450 por ano.

Como funciona a indenização no caso de danos à cliente?

Esse é o nosso grande diferencial. A Responsabilidade Civil cobre acidentes que podem acontecer no dia a dia de um salão. Exemplos: queimadura na pele causada por secador ou chapinha, danos decorrentes de tratamentos químicos, como alisamentos, colorações. Nós pagaremos um novo procedimento no valor de até R$ 500.

Como será a avaliação de cada caso acionado pelo cabeleireiro?

Será realizada uma análise detalhada do acidente. Caso necessário, faremos uma visita para verificar as reais condições da cliente, que, por sua vez, deverá escrever uma carta descrevendo o dano que sofreu. O cabeleireiro também tem de fazer um relatório explicando tanto o que aconteceu quanto o que deverá ser feito para reparar o erro. Há um detalhe importante a ser levado em conta: a indenização só será feita a profissionais com um ano de experiência.

E as outras coberturas exclusivas?

Criamos um pacote bem interessante. A Responsabilidade Civil Guarda de Veículos visa atender os salões que contam com serviço de vallet. Nesse caso, a cobertura se dá tanto enquanto o carro permanece no estacionamento como também no percurso entre o estabelecimento e a garagem. Já para aqueles que oferecem guarda-volumes, existe a cláusula que entra em ação quando algum bem do cliente é furtado e até pega fogo.

Vocês pensaram também em situações excepcionais, como problemas hidráulicos e com funcionários?

Os salões dependem bastante do funcionamento dos lavatórios no dia a dia. Pensando nisso, um benefício interessante é o que prevê a cobertura de prejuízos decorrentes de problemas hidráulicos se houver vazamentos de tubulações e rede de hidrantes. Nesse caso, a conta será feita de acordo com o prejuízo às mercadorias e instalações. Numa situação em que algum funcionário precise se afastar por período superior a 15 dias devido a doença ou acidente, por exemplo, um braço quebrado, garantimos o pagamento das despesas com a contratação de um temporário por seis meses. Assim, o proprietário poderá garantir o atendimento do salão sem arrancar os cabelos.

Existem outras situações inusitadas com cobertura garantida?

O dono do salão e seus funcionários podem ser impedidos de entrar no estabelecimento devido a vários fatores, como o queda de árvores e acidentes na rua. Nesses casos é feita uma análise e nosso seguro garante os lucros que o salão teria se estivesse funcionando normalmente.

A ideia é sempre agilizar o dia a dia do salão?

Exatamente. A contratação do seguro Salão de Beleza traz tranquilidade ao proprietário, inclusive em relação a problemas de manutenção que acontecem todo dia. Os segurados podem usufruir de um combo de serviços com diferentes finalidades. No caso de o ar-condicionado pifar, mandaremos um técnico para fazer o conserto. Se a luz faltar e impossibilitar o funcionamento do salão, nós garantimos um gerador provisório. Há também a opção da indicação de profissionais, como serralheiros, vidraceiros, pintores e técnicos em reparos, mas o proprietário arcará com todas as despesas.

Sandra Hirata

Nenhum comentário:

Postar um comentário