Salão garantido
A
Liberty Seguros criou a primeira apólice de seguros voltada exclusivamente às
necessidades dos salões de beleza e dos cabeleireiros, com mais de 30 coberturas,
inclusive danos às clientes. O porta-voz e superintendente da empresa Luiz
Carlos Paladino conta tudo aqui.
Como a empresa
detectou a necessidade desse tipo de apólice focada nos salões de beleza?
Desde 2008 nós temos a Liberty Seu Negócio, uma linha de
seguros desenvolvida especialmente para médias e pequenas empresas, como
lavanderias, pet shops e agora salões de beleza. Com a ascensão das classes C e
D, esses serviços estão em alta e, embora não existam números exatos, sabemos
que há um aumento considerável de negócios de beleza sendo abertos todos os
dias no Brasil. Nosso foco é justamente atender essa clientela. Para atingir
nosso objetivo, organizamos uma pesquisa com dez proprietários de salões,
visando detectar suas necessidades. Descobrimos que a maior parte da sua
demanda não é coberta pelos seguros normais.
A ideia é oferecer
coberturas que não são negociadas usualmente?
Exatamente. Tudo começa com a cobertura obrigatória contra
incêndio, raio, explosão e até queda de aeronaves. A partir daí, o segurado
poderá adicionar qualquer uma das nossas outras 30 coberturas.
Qual será o custo?
A nossa ideia é atender a todos os tipos de salão – dos mais
humildes aos de classe média e os de luxo. E o valor da apólice depende de
vários fatores, como itens de segurança e número de coberturas. Para incentivar
a adesão, damos descontos e parcelamos o total em até dez vezes. O preço médio
é de R$ 450 por ano.
Como funciona a
indenização no caso de danos à cliente?
Esse é o nosso grande diferencial. A Responsabilidade Civil
cobre acidentes que podem acontecer no dia a dia de um salão. Exemplos:
queimadura na pele causada por secador ou chapinha, danos decorrentes de
tratamentos químicos, como alisamentos, colorações. Nós pagaremos um novo
procedimento no valor de até R$ 500.
Como será a avaliação
de cada caso acionado pelo cabeleireiro?
Será realizada uma análise detalhada do acidente. Caso
necessário, faremos uma visita para verificar as reais condições da cliente,
que, por sua vez, deverá escrever uma carta descrevendo o dano que sofreu. O
cabeleireiro também tem de fazer um relatório explicando tanto o que aconteceu
quanto o que deverá ser feito para reparar o erro. Há um detalhe importante a
ser levado em conta: a indenização só será feita a profissionais com um ano de
experiência.
E as outras
coberturas exclusivas?
Criamos um pacote bem interessante. A Responsabilidade Civil
Guarda de Veículos visa atender os salões que contam com serviço de vallet.
Nesse caso, a cobertura se dá tanto enquanto o carro permanece no
estacionamento como também no percurso entre o estabelecimento e a garagem. Já
para aqueles que oferecem guarda-volumes, existe a cláusula que entra em ação
quando algum bem do cliente é furtado e até pega fogo.
Vocês pensaram também
em situações excepcionais, como problemas hidráulicos e com funcionários?
Os salões dependem bastante do funcionamento dos lavatórios
no dia a dia. Pensando nisso, um benefício interessante é o que prevê a
cobertura de prejuízos decorrentes de problemas hidráulicos se houver
vazamentos de tubulações e rede de hidrantes. Nesse caso, a conta será feita de
acordo com o prejuízo às mercadorias e instalações. Numa situação em que algum
funcionário precise se afastar por período superior a 15 dias devido a doença
ou acidente, por exemplo, um braço quebrado, garantimos o pagamento das despesas
com a contratação de um temporário por seis meses. Assim, o proprietário poderá
garantir o atendimento do salão sem arrancar os cabelos.
Existem outras
situações inusitadas com cobertura garantida?
O dono do salão e seus funcionários podem ser impedidos de
entrar no estabelecimento devido a vários fatores, como o queda de árvores e
acidentes na rua. Nesses casos é feita uma análise e nosso seguro garante os
lucros que o salão teria se estivesse funcionando normalmente.
A ideia é sempre
agilizar o dia a dia do salão?
Exatamente. A contratação do seguro Salão de Beleza traz
tranquilidade ao proprietário, inclusive em relação a problemas de manutenção
que acontecem todo dia. Os segurados podem usufruir de um combo de serviços com
diferentes finalidades. No caso de o ar-condicionado pifar, mandaremos um
técnico para fazer o conserto. Se a luz faltar e impossibilitar o funcionamento
do salão, nós garantimos um gerador provisório. Há também a opção da indicação
de profissionais, como serralheiros, vidraceiros, pintores e técnicos em
reparos, mas o proprietário arcará com todas as despesas.
Sandra Hirata
Nenhum comentário:
Postar um comentário