
Saiba como fazer o controle e cadastro
de cliente no salão? Aprenda a fazer da
forma correta!
Este post é para quem já entende a importância do cadastro de
clientes e já sabe!
Simples não? Faça isso sempre, todos os dias, com todos os clientes! Sem
isso, você estará deixando escorrer pelo ralo o seu bem mais valioso, sua
clientela! Sem isso fica difícil também fazer ações de marketing, fidelização e
outras tantas coisas importantes que ajudam você a ganhar mais dinheiro.
Quando o cliente for novo, restrinja-se a coletar as informações
essenciais: telefone, e mail e como ficou sabendo de você. Deixe para coletar
as demais quando o cliente lhe visitar, caso contrário, poderá soar um pouco
burocrático o processo de agendamento.
Assim que você for atualizar o histórico do cliente aproveite e pergunte
se o telefone ou endereço da pessoa mudou, assim você mantém todos os dados
atualizados.
MAS QUEM DEVE FAZER ISSO?
1)Se você tiver uma recepcionista, é importante explicar para ela (s)
que essa deve ser uma função tão importante quanto controlar as agendas dos
profissionais e clientes. Portanto, treine todas as pessoas que cuidam do
atendimento e pagamento. Uma reunião semanal fixa para acompanhar
especificamente este trabalho também é importante para certificar-se que está
tudo ok.
2)Se não for o caso, isso pode ser feito justamente pelo profissional
que atende a respectiva cliente. Juntamente com a comanda de serviço, anexe a
ficha de cadastro do cliente. Ou na hora de “inserir os dados” no sistema, é
uma boa hora para atualizar o cadastro do cliente.
O QUE UTILIZAR: PAPEL OU COMPUTADOR?
Não importa se você controla em fichas de papel como dentistas e
academia fazem. Se é em papel A4 impresso, planilha, software ou papel de pão.
O importante é que você tenha esse processo de coleta, atualização e analise
das informações de seus clientes rodando no dia a dia. Fazer e controlar o
cadastro da sua base de clientes é o mais importante! Porém é claro que existem
formas e ferramenta que irão lhe ajudar neste função.
Se você vai começar do zero, ou quase do zero, a sugestão é que você não
comece com um sistema. Faça isso somente se você já tem facilidade com sistemas
e entende perfeitamente o que quer. Caso contrário, é importante definir e
estabelecer um processo que funcione antes de informatizá-lo.
Papel ou Excel são as melhores opções, embora sugerimos fortemente o uso
de planilhas. Depois que você pegar o jeito, faça uma migração rápida para um
sistema especializado. Não espere muito para fazer a mudança depois e nem se
iluda de buscar soluções gratuitas (irá lhe dar dor de cabeça e existem opções
altamente econômicas).
Se mesmo assim você optar por papel provisoriamente lembre-se da
“trabalheira” que pode ser migrar para outra solução depois. Neste caso me
resta sugerir que você utilize lápis ao invés de caneta.
DICAS PARA COMPUTADOR:
Excel - se esta for sua opção considere utilizar o Dropbox para poder
acessa-la de qualquer lugar,
Google drive - Serve como um Excel porém armazenado na internet e pode
ser acessado de qualquer lugar. Oferece menos opções de configuração que o
Excel mas se você não tiver um nível avançado não faz muita diferença.
Sistema - é uma opção mais robusta mas você precisa entender que
investir tempo e dinheiro (não muito) deve ser essencial para se ter algo de
qualidade.
Se você já faz algo neste sentido mas pode fazer melhor e de forma mais
consistente, não mude para outra ferramenta imediatamente – a não ser que
esteja extremamente insatisfeita. Uma sugestão, é focar em melhorar o que você
já faz: refaça sua ficha,retreine seus funcionários e acompanhe semanalmente.
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