sexta-feira, 13 de junho de 2014

Saiba como fazer o controle e cadastro 
de cliente no salão? Aprenda a fazer da 
forma correta!
Este post é para quem já entende a importância do cadastro de clientes e já sabe!


Simples não? Faça isso sempre, todos os dias, com todos os clientes! Sem isso, você estará deixando escorrer pelo ralo o seu bem mais valioso, sua clientela! Sem isso fica difícil também fazer ações de marketing, fidelização e outras tantas coisas importantes que ajudam você a ganhar mais dinheiro.

Quando o cliente for novo, restrinja-se a coletar as informações essenciais: telefone, e mail e como ficou sabendo de você. Deixe para coletar as demais quando o cliente lhe visitar, caso contrário, poderá soar um pouco burocrático o processo de agendamento.

Assim que você for atualizar o histórico do cliente aproveite e pergunte se o telefone ou endereço da pessoa mudou, assim você mantém todos os dados atualizados.

MAS QUEM DEVE FAZER ISSO?
1)Se você tiver uma recepcionista, é importante explicar para ela (s) que essa deve ser uma função tão importante quanto controlar as agendas dos profissionais e clientes. Portanto, treine todas as pessoas que cuidam do atendimento e pagamento. Uma reunião semanal fixa para acompanhar especificamente este trabalho também é importante para certificar-se que está tudo ok.

2)Se não for o caso, isso pode ser feito justamente pelo profissional que atende a respectiva cliente. Juntamente com a comanda de serviço, anexe a ficha de cadastro do cliente. Ou na hora de “inserir os dados” no sistema, é uma boa hora para atualizar o cadastro do cliente.

O QUE UTILIZAR: PAPEL OU COMPUTADOR?
Não importa se você controla em fichas de papel como dentistas e academia fazem. Se é em papel A4 impresso, planilha, software ou papel de pão. O importante é que você tenha esse processo de coleta, atualização e analise das informações de seus clientes rodando no dia a dia. Fazer e controlar o cadastro da sua base de clientes é o mais importante! Porém é claro que existem formas e ferramenta que irão lhe ajudar neste função.

Se você vai começar do zero, ou quase do zero, a sugestão é que você não comece com um sistema. Faça isso somente se você já tem facilidade com sistemas e entende perfeitamente o que quer. Caso contrário, é importante definir e estabelecer um processo que funcione antes de informatizá-lo.

Papel ou Excel são as melhores opções, embora sugerimos fortemente o uso de planilhas. Depois que você pegar o jeito, faça uma migração rápida para um sistema especializado. Não espere muito para fazer a mudança depois e nem se iluda de buscar soluções gratuitas (irá lhe dar dor de cabeça e existem opções altamente econômicas).

Se mesmo assim você optar por papel provisoriamente lembre-se da “trabalheira” que pode ser migrar para outra solução depois. Neste caso me resta sugerir que você utilize lápis ao invés de caneta.

DICAS PARA COMPUTADOR:
Excel - se esta for sua opção considere utilizar o Dropbox para poder acessa-la de qualquer lugar,
Google drive - Serve como um Excel porém armazenado na internet e pode ser acessado de qualquer lugar. Oferece menos opções de configuração que o Excel mas se você não tiver um nível avançado não faz muita diferença.
Sistema - é uma opção mais robusta mas você precisa entender que investir tempo e dinheiro (não muito) deve ser essencial para se ter algo de qualidade.
Se você já faz algo neste sentido mas pode fazer melhor e de forma mais consistente, não mude para outra ferramenta imediatamente – a não ser que esteja extremamente insatisfeita. Uma sugestão, é focar em melhorar o que você já faz: refaça sua ficha,retreine seus funcionários e acompanhe semanalmente.

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