Você que tem um salão de beleza talvez não tenha pensado que para gerir um espaço tão movimentado no mercado, teria que se desdobrar e talvez até triplicar as suas responsabilidades para poder ter sucesso. Mas é assim mesmo, a quantidade de trabalho para um gestor de salão de beleza é absurda e da mesma forma os administradores ficam extremamente felizes quando veem seu trabalho realizado e gerando resultados.
Uma das responsabilidades para fazer com que a roda continue girando no salão é relacionada aos produtos e equipamentos que você vai utilizar. Escolher bem os fornecedores não é somente uma necessidade para trazer mais qualidade ao seu trabalho, mas também para reduzir os gastos e com isso aumentar a sua lucratividade no final de cada mês.
O que tem de empreendedor da beleza que se deu mal porque tinham péssimos fornecedores ou alguns que não condiziam com a sua realidade não está no gibi, não queira você ser mais um destes também. Confira a seguir como escolher os melhores fornecedores para o seu salão de beleza.
SEMPRE LEVE EM CONSIDERAÇÃO A PROPORÇÃO QUALIDADE/PREÇO
Não adianta. Às vezes algo sai do script já ditado há séculos, mas quando o produto é bom demais ou quando se encontra escasso no mercado, o preço aumenta. É uma lógica básica do varejo e também do atacado. E quem é que não quer ter um salão de beleza com os melhores produtos, não é mesmo? Por isso que os fornecedores colocam os preços lá no alto e impedem que alguns salões recém abertos consigam ter acesso a tais regalias.
Mas, você também não vai querer gastar uma fortuna em produtos de alta qualidade, até porque você sabe que esse dinheiro não vai ser retornado e você acabará saindo perdendo. Então, o que fazer?
A solução é a mais clara possível: você tem encontrar uma proporção entre a qualidade e o preço dos produtos. E para você chegar a esse resultado, terá que passar por intensas sessões de pesquisa no mercado. Sim, você vai ter que pesquisar muito. Consulte outros salões de beleza, faça perguntas, faça ligações, isso é muito importante, aproveite a quantidade de informações ao seu dispor que há hoje em dia.
Talvez você até encontre o sonho de todo empreendedor da beleza: uma empresa pequena que tem muita qualidade e pode se espalhar com sucesso pelo mercado. E o nosso conselho é: dê uma chance para essas marcas novas. Isso pode te levar a uma parceria duradoura, lucrativa e de sucesso.
Aliás, falando em parceria, é bom irmos logo para o próximo tópico, já que muitos empreendedores da beleza têm problema nessa área.
PROCURE POR PARCERIAS
Essa é uma regra básica também de qualquer negócio que envolva fornecedores e distribuidores. Você precisa procurar por um fornecedor que seja um eventual parceiro. Para isso, é sempre bom focar em marcas conhecidas, já que uma parceria com elas poderia te dar mais visibilidade. Porém, nunca se deve desprezar as pequenas marcas.
E por que nós dizemos isso? Porque na medida que elas forem crescendo, você vai poder crescer junto, trazendo credibilidade e uma renda mais expressiva para o seu salão. Até porque marcas iniciantes cobram mais barato e isso é uma vantagem excelente. Mesmo que o produto dessas marcas seja muito acima da média, por não estarem há tanto tempo no mercado, elas são obrigadas a baixar o preço para poderem vender e receber uma chance dos salões de beleza.
E isso nos leva a uma realidade: quanto mais tempo você passar com seu fornecedor, melhor. A fidelidade é uma maravilha para ambos os lados. Porém, quando algo não dá certo, como por exemplo, o fornecedor começa a cobrar caro demais ou os produtos dele não estão vendendo, há duas soluções para você, respectivamente: negociar para diminuir o preço cobrado e procurar identificar as causas para os produtos de tal fornecedor não estarem vendendo como antes.
Se a causa for a baixa qualidade do fornecedor ou apareceu um nome mais competitivo no mercado, é a hora de você avaliar se este não é o momento de escolher outra marca para fazer uma parceria.
Os negócios são dinâmicos, assim como as tendências no mundo da beleza também são. Entenda isso e você vai longe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário