terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Profissão: Esteticista



O profissional de estética é um especialista nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, visando à manutenção da saúde, da beleza e do bem-estar. Por meio de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia, promove o melhoramento do aspecto da pele. Com conhecimentos da anatomia humana, realiza massagens, como drenagem linfática e modeladora, a fim de amenizar celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal. Pode ainda fazer uso de massagens e terapias alternativas, como do-in, shiatsu, fitoterapia e aromaterapia. Realiza também limpeza facial, depilação, hidratação, maquiagem definitiva e bronzeamento artificial. No consultório, bacharel e tecnólogo atuam em parceria com o dermatologista ou o cirurgião plástico, tanto em tratamentos preventivos quanto no acompanhamento pós-cirúrgico. Tem capacidade para apontar os problemas de pele e encaminhar o paciente para o médico especialista.



O mercado da vaidade
O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial da indústria da beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. De acordo com os últimos dados disponíveis, o faturamento do setor registrou um crescimento de 87% entre 2007 e 2012. Assim, o Brasil deve alcançar a vice-liderança no consumo mundial de cosméticos até 2017.

O que você pode fazer

Consultoria

Atuar como consultor de empresas de cosméticos e de equipamentos para o ramo da estética ou como consultor de imagem pessoal.

Estética corporal

Aplicar tratamentos (com cremes ou aparelhos) que visem a melhorar o contorno corporal.

Estética facial

Empregar tratamentos e técnicas para prevenir o envelhecimento precoce, amenizar manchas e rugas no rosto.

Estética pré e pós-cirúrgica

Atuar em parceria com o médico e aplicar técnicas e tratamentos para amenizar os desconfortos de intervenções cirúrgicas.

Maquiagem profissional

Fazer maquiagem artística para cinema, televisão, teatro, desfiles de moda e ensaios fotográficos. Trabalhar com pinturas corporais artísticas, embelezamento do olhar, maquiagem feita por aerógrafo.

Massagem corporal

Realizar massagem, como drenagem linfática e massagem modeladora, para promover a beleza do paciente.

Podologia

Examinar, diagnosticar e tratar doenças nos pés. Também é responsável por técnicas de prevenção.

Terapia capilar

Tratar couro cabeludo e fios, além de prevenir a calvície.

Visagismo

Criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes de cada rosto, como maquiagem e penteado.




quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Anvisa suspende fabricação, venda e propaganda de cosméticos!

Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, publicada ontem (5/1/2015) no Diário Oficial da União, determina a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização de seis marcas de cosméticos, usados para tratamento capilar.


Ainda segundo o texto, os produtos não têm registro, notificação ou cadastro na Anvisa que permitam sua fabricação e divulgação. Consequentemente, a resolução decreta a apreensão e inutilização dos itens.

Veja a lista dos produtos proibidos:

- Selagem térmica da marca Speed Hair, fabricado pela Denco Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda – EPP (CNPJ: 07.001.568/0001-43 - inválido)

- Tratamento italiano Capelli Perfetti (Selante térmico), da marca Trend Liss, fabricado pela Eternity Cosméticos (CNPJ: 42.678.764/0001-53 – inválido)

- Máscara hidratante da marca Larissa Hair, de fabricante desconhecido

- Escova progressiva Fly Professional, da marca Prolab, de fabricante desconhecido

- Duas versões de tratamentos capilares indianos, da marca Zahhara Profissional, fabricados por Marco Antonio de Souza Cosméticos (CNPJ: 15.514.322/0001-26).

Vale lembrar que o uso de produtos irregulares, que não possuam o aval da Anvisa, pode colocar em risco a saúde tanto da cliente quanto do profissional.